O objetivo da campanha Janeiro Branco é incentivar o cuidado com a saúde mental.
Por ser um período de estabelecimento de metas, definições de novos projetos e recomeços, geralmente as pessoas tendem a olhar mais para si mesmas no primeiro mês do ano e, foi pensando nesta energia de novas expectativas que a campanha se iniciou.
No entanto, é sempre importante ressaltar e levar em consideração que o cuidado com a saúde mental é importante durante todo o ano.
Mas afinal, você sabe o que é o Janeiro Branco?
O Janeiro Branco é um mês de campanha criada pelo psicólogo Leandro Abrahão, em 2014, cujo principal objetivo é chamar a atenção de todos para a importância do cuidado com as questões emocionais e mentais. Desta forma, inicia-se um debate amplo sobre a saúde mental.
O intuito da campanha é criar possibilidades de abertura para que as pessoas possam falar abertamente a respeito de suas questões emocionais e desenvolver uma cultura onde o cuidado com a saúde mental deixe de ser tido como um tabu ou visualizado como “frescura”.
Tem como público alvo as autoridades governamentais e legislativas para que através deles, sejam criadas políticas públicas voltadas para a saúde mental e, desta forma, ajudar as pessoas ao redor do país a terem acesso a ajuda psicológica de que precisam.
O bem-estar emocional e mental devem ser prioridades na vida das pessoas, assim como a qualidade e bem-estar físico e social.
Por que o Janeiro Branco é tão importante?
Quando cuidamos de nós mesmos, passamos a viver em sociedade de uma maneira muito mais leve e sermos mais agradáveis e empáticos com as pessoas à nossa volta.
Conseguimos superar nossos traumas, temos mais qualidade de vida, melhoramos nossa autoestima e nossas relações, entre diversos outros benefícios.
Logo, tal campanha é de extrema importância dentro de uma sociedade que ainda hoje considera o tratamento psicológico como algo fútil, frescura ou para pessoas “loucas”.
A terapia nos proporciona trabalhar nosso autoconhecimento, nos permite entender o porquê fazemos o que fazemos, superar nossos medos e é uma das melhores maneiras de ter um presente e um futuro melhores.
No caso de pessoas com transtornos mentais, o tratamento psicológico faz com que a pessoa encontre maneiras de conviver ou até mesmo curá-los, com a orientação de um profissional.
O tema da campanha é: A vida pede equilíbrio!
Então pare e reflita: minha vida está em equilíbrio? Se a resposta for não, procure ajuda de um profissional e lembre-se:
Cuidar de si mesmo (a) é um ato de amor!
Gostou do artigo?
Karoline Peixoto,
Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar e de Casal. CRP 06/125071.