O que é o assédio no ambiente de trabalho?
Assédio no ambiente de trabalho é um comportamento abusivo que pode ocorrer quando um ou mais funcionários são alvos de comportamentos ofensivos, humilhantes ou intimidatórios por parte de colegas, superiores hierárquicos ou subordinados. O assédio pode ocorrer de várias formas: verbal, física, psicológica ou sexual e pode causar sérios danos à saúde mental dos trabalhadores, como ansiedade, estresse, depressão e até transtorno de estresse pós-traumático.
Sendo assim, sabemos que o assédio no ambiente de trabalho é um problema sério e, infelizmente, recorrente em algumas empresas, afetando a saúde mental dos funcionários de diversas maneiras.
Um desses impactos é o desenvolvimento de burnout.
O que é burnout?
Burnout é um estado de exaustão emocional, física e mental que ocorre como resultado do estresse crônico no trabalho ou em outras atividades. É uma síndrome que pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em profissionais que trabalham em ambientes de alta pressão ou assédio.
Em um ambiente de trabalho tóxico, onde os funcionários são constantemente expostos a comportamentos desrespeitosos é muito mais fácil o desenvolvimento dessa síndrome.
Não é raro pessoas que sofrem assédio, desenvolverem o sentimento de que não há ninguém em quem possam confiar ou que não têm recursos para lidar com a situação. Essa falta de suporte pode aumentar os sentimentos de estresse e ansiedade.
Desta forma, é importante que as empresas estejam cientes da relação entre assédio e burnout e tomem medidas para prevenir e tratar esses problemas. Isso pode incluir a implementação de políticas claras contra o assédio, a criação de um ambiente de trabalho saudável e de apoio, e o fornecimento de recursos para ajudar os funcionários a lidar com o estresse e a ansiedade.
Gostou do artigo?
Karoline Peixoto,
Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar e de Casal.
CRP 06/125071.