Nos relacionamentos, a atenção se tornou um recurso valioso e disputado, principalmente com a evolução do mundo atual, em que a internet e a tecnologia fazem parte da rotina cada vez mais. Desta forma, surge a questão: a atenção no relacionamento, você deve pedir ou conquistar?
Pedir atenção pode parecer a maneira mais direta de obtê-la, mas isso pode ser desgastante se não houver um equilíbrio na troca de atenção. Desta forma, a resposta está em cultivar conexões significativas no dia a dia, onde a atenção surge naturalmente como uma expressão de amor e cuidado com a relação.
Imagine uma relação em que expressar suas necessidades emocionais não seja um fardo, mas uma oportunidade de se conectar mais profundamente com o outro? Ao investir na troca equilibrada de atenção e na expressão clara de suas necessidades, você cria um ambiente de comunicação aberta e respeitosa.
A terapia de casal pode ser uma forma de descobrir e fortalecer essa conexão. É um espaço seguro para falar sobre a relação, externar sentimentos e aprender habilidades de comunicação eficazes que fortalecem o relacionamento e a intimidade.
Vale lembrar que a atenção no relacionamento não é apenas uma questão de demanda e oferta, mas um investimento que fortalece a relação do casal.
Karoline Peixoto,
Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar e de Casal.
CRP 06/125071.