Em todo relacionamento saudável, a comunicação franca e aberta desempenha um papel fundamental. No entanto, nem sempre é fácil expressar preocupações ou descontentamentos ao parceiro, especialmente quando você teme magoá-lo ou causar conflitos…
Ainda assim, é importante aprender a comunicar suas necessidades e limites de maneira respeitosa e construtiva.
Abaixo estão algumas dicas para facilitar o diálogo e que podem te ajudar a lidar com conversas delicadas quando algo que não te agrada:
Primeiro, procure um momento tranquilo e privado para iniciar a conversa, evite abordar questões sensíveis quando ambos estiverem cansados, estressados ou distraídos por outras preocupações. Escolha um momento em que ambos possam se concentrar e se dedicar à conversa.
Quando estiver pronto/a para iniciar a conversa, seja claro e direto/a ao expressar suas preocupações. Fale sobre si e sobre o que sente e evite rodeios ou insinuações vagas. Comunique-se de maneira objetiva e específica, descrevendo os comportamentos ou situações específicas que te incomodam e como elas te fazem sentir.
Além disso, é importante utilizar uma linguagem gentil e não-acusatória ao expressar suas preocupações. Evite culpar seu parceiro e foque em como você se sente em relação à situação e por que isso te afeta.
Lembre-se que a intenção não é criticar ou julgar, mas resolver o problema e fortalecer o relacionamento.
Durante a conversa, permita que seu parceiro também expresse seus sentimentos e perspectivas sobre a situação. Ouça atentamente sem interromper, demonstrando empatia e compreensão e esteja aberto/a para entender o ponto de vista dele/dela, mesmo que seja diferente do seu.
Trabalhem juntos para encontrar soluções que atendam às necessidades de ambos e estejam dispostos/as e resolverem o problema.
Se você está enfrentando dificuldades para comunicar-se com seu parceiro ou lidar com conflitos no relacionamento e tem dificuldade, busque por apoio profissional. Uma terapeuta de casal pode oferecer orientação e estratégias específicas para melhorar a comunicação e resolver conflitos no relacionamento.
Com carinho,
Karoline Peixoto.
Psicóloga Clínica e Terapeuta Especialista e Terapia Familiar e de Casal
CRP 06/125071