Tão importante quanto manter os laços afetivos dentro de um relacionamento, o casal deve ter como intuito também melhorar cada vez mais a comunicação a dois.
Um relacionamento saudável, primordialmente, depende de uma comunicação clara e transparente, pois qualquer tipo de “ruído” no diálogo, pode gerar conflitos e causar uma série de embates.
Esses “ruídos”, podem levar a confrontos e desentendimentos desnecessários, gerar desarmonia e, em casos mais drásticos, desencadear uma separação.
Conviver em uma constante batalha dentro da relação pode ser traumatizante, gerando um acúmulo de sentimentos negativos. O relacionamento muda quando o casal deixa de ouvir e valorizar os sentimentos e pensamentos um do outro.
Quais as consequências da falta de comunicação no relacionamento?
A comunicação vai muito além das palavras verbalizadas. Expressões corporais, gesticulações, fisionomia, etc., são elementos importantes que também constituem a comunicação humana.
Apenas ouvir o que o outro tem a dizer, não é o bastante. Para exercitar a escuta, é necessário prestar atenção em seu parceiro(a) por completo e somente quando ambos estão comprometidos com a melhoria da comunicação, é que os bons resultados surgem.
Para te auxiliar a melhorar a capacidade de observar, entender e otimizar a comunicação na sua relação, siga as dicas a seguir:
- Não interprete, pergunte!
Se você não está entendendo a situação ou não está entendendo o que o outro quer dizer, não tire conclusões baseadas na sua interpretação. Sempre pergunte e esclareça as suas dúvidas!
- Não idealize demais.
Sonhar com a “relação ideal”, significa muitas vezes se iludir com maior facilidade. Relacionamentos são constituídos por pessoas reais!
A expectativa e a idealização sobre o outro, acaba sendo um dos maiores fatores de frustração de um casal. Lembre-se: seu parceiro(a) é passível de erro, assim como você.
- Faça uma autoavaliação.
Faça uma pausa no meio de todo o sentimento de descontentamento e questione-se. Faça uma autoanálise de seus pensamentos e ações. É impressionante quantas coisas descobrimos sobre nós mesmos, quando tiramos um tempo para refletir.
Às vezes, uma situação que parece ruim, está apenas exacerbada pelos sentimentos do momento! Fazer uma autoavaliação, nos permite melhorar como seres humanos.
- Pratique a empatia
Colocar-se na posição da pessoa que está falando ou demonstrando algum sentimento, é muito importante, mesmo que você não concorde.
“Ver” a situação através dos olhos do outro, fará com que você entenda melhor o contexto.
- Tenha humildade.
A pessoa que não reconhece seus próprios erros, pode ter dificuldade para evoluir até mesmo individualmente. É importante saber pedir desculpas e reconhecer quando cometeu um erro!
- Dê atenção.
Demonstre real intenção em ouvir e entender o outro, mesmo que não saiba qual vai ser a solução. Não converse só por conversar!
Isso também vale para situações pequenas e corriqueiras do dia a dia do casal. Prestar atenção no que o seu parceiro(a) diz, cria intimidade e gera confiança.
Ter uma conversa difícil é algo desafiador para ambos, então quando o outro sente que você está de fato prestando atenção ao que ele(a) diz, alivia a pressão.
- Dialogue sem gritar.
Gritar não é sinônimo de dialogar e nem vai fazer o outro te entender melhor. Evite conversar quando estiver com o ânimo exaltado! Nada de bom surge em momentos de raiva. Gritar apenas destrói a comunicação dentro do seu relacionamento.
- Não manipule.
Em nossa cultura, os casais são estimulados a terem disputas de poder e fazer jogos amorosos, geralmente usados como estratégias para evitar discussões. Evite esse tipo de manipulação e seja leve para manter um relacionamento saudável.
- Seja objetivo.
Seja claro e honesto ao conversar. Não resgate problemas antigos e tente visualizar o futuro da relação. O objetivo da comunicação é conseguir chegar a uma conclusão em comum, seja nas escolhas mais simples ou nas mais complexas.
- Exercite a tolerância.
Crie uma rotina de diálogo com seu parceiro(a). Falem sobre o dia a dia, o trabalho, sentimentos, família, amigos.
Conversem! Toda relação tem seus problemas e é necessário saber como resolvê-los. Não deixe para depois.
Uma dica extra: NÃO MINTA! Ser verdadeiro com o outro, é ser verdadeiro com você mesmo. Valorize a sua relação e seja verdadeiro nos seus sentimentos e valores. Construa sua relação tendo como base a troca de experiências, compartilhe seus desejos, vitórias e fraquezas. Você é um ser humano!
Com estas dicas, você poderá dar os primeiros passos para conquistar uma boa comunicação no relacionamento. Caso tenha dificuldades, o ideal é buscar ajuda profissional. Por meio da terapia de casal, o profissional poderá ajudá-los a encontrarem as origens de suas frustrações, que muitas vezes surgem, sem ao menos, o casal entender o porquê.
No momento em que você ou seu companheiro(a) dá um passo em direção à mudança, toda a dinâmica da relação muda!
Não é necessário esperar pelo problema para melhorar o seu relacionamento.