A busca pela perfeição é algo que muitos enfrentam em diferentes aspectos da vida. Querer ser perfeito no trabalho, no relacionamento, na aparência e em tudo o mais que faz parte do seu mundo. No entanto, é importante lembrar que a perfeição é uma meta inatingível e que cometer erros é uma parte natural e saudável do crescimento.
Acima de tudo, é importante entender que a imperfeição é uma parte intrínseca do ser humano. Todos cometem erros, enfrentam desafios e possuem áreas na vida em que não são tão proficientes e isso não torna ninguém menos valioso ou digno de amor e respeito.
Os erros são oportunidades de aprendizado e servem como uma chance de analisar o que deu errado e fazer melhor na próxima vez.
Querer ‘ser perfeito’ e buscar constantemente por isso, por sua vez, está relacionado à insegurança e ao medo do fracasso. Há também o desejo de querer ser visto de maneira positiva pelos outros, acreditando erroneamente que a ‘perfeição’ é uma garantia de que isso aconteça.
No entanto, uma conexão real só acontece quando você se permite demonstrar vulnerabilidade, porque é na vulnerabilidade que as pessoas se reconhecem, se conectam e se fortalecem. Desta forma, os relacionamentos se constroem.
Karoline Peixoto,
Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar e de Casal.
CRP 06/125071.