Você já se pegou questionando se realmente deseja um relacionamento sério ou se está se sentindo pressionada a isso? Acredite, você não está sozinha nessa reflexão. Muitas vezes, atendo mulheres diante dessa dúvida, oscilando entre a certeza de querer construir uma família e a suspeita de estar apenas respondendo às expectativas que os outros criaram sobre elas.
Independentemente da sua resposta, quero dizer que o que realmente importa é a sua vontade! Talvez você sonhe em ter um relacionamento estável, um parceiro de vida, filhos e uma família para chamar de sua. No entanto, é fundamental não se precipitar nesse processo e correr o risco de aceitar qualquer coisa que apareça no caminho.
O segredo está em saber estabelecer critérios sólidos, baseados nos seus valores e princípios. Em um mundo cheio de influências externas, é fácil se perder e ceder às expectativas alheias. Mas lembre-se: é a sua vida que está em jogo, é a sua história que está sendo escrita.
É normal que se sinta pressionada em alguns momentos pela sociedade, pela família ou até por padrões culturais que insistem em ditar o que é considerado “normal” ou “adequado”. No entanto, é importante separar essas vozes externas da sua verdadeira essência. O que você realmente quer? Quais são os seus sonhos, desejos e valores?
Não tenha medo de ser honesta consigo mesma e com os outros. Se, neste momento, a resposta for clara e firme quanto ao desejo de construir um relacionamento sério, ótimo! Mas se a resposta for incerta ou se você perceber que está agindo mais por pressão externa do que por sua própria vontade, é hora de fazer uma pausa e se reconectar consigo mesma.
Lembre-se: você é a única pessoa que pode decidir o que é melhor para a sua vida. Não deixe que ninguém te diga o que você deve ou não querer.
Karoline Peixoto,
Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar e de Casal.
CRP 06/125071.