
Já percebeu como, muitas vezes, a gente acha que vai encontrar paz quando tudo estiver perfeito? Queremos que nada saia do lugar, que os problemas desapareçam e que tudo esteja sob controle.
A ideia de que a paz surge quando a vida está tranquila e sem imprevistos pode parecer reconfortante, mas, na realidade, isso é apenas controle disfarçado. A paz nasce da aceitação de que nem tudo precisa estar perfeito para que possamos nos sentir bem.
É a capacidade de lidar com os problemas, mesmo quando nada sai como o esperado!
Tentar controlar tudo pode até parecer uma forma de evitar desconfortos, mas, na prática, isso só cria um peso emocional ainda maior. Quanto mais tentamos manter tudo sob controle, mais exaustas ficamos, porque ficamos tão preocupadas em manter tudo em ordem que esquecemos de aproveitar o que está acontecendo ao nosso redor.
Ela surge quando aprendemos a respirar fundo diante dos desafios e quando entendemos que não precisamos estar sempre no comando de tudo para nos sentirmos seguras.
A paz real acontece quando aceitamos que a vida não é perfeita! Quando paramos de nadar contra a correnteza e, em vez disso, aprendemos a confiar na nossa capacidade de lidar com o que vem.
A vida sempre terá imprevistos, desafios e mudanças. Mas quando aceitamos isso e deixamos de lutar contra o incontrolável, conseguimos viver com muito mais leveza.
E você, depois de ler esse texto, o que escolhe fazer: ter controle ou buscar a paz?
Com carinho,
Karoline Peixoto
Psicóloga Clínica e Terapeuta de Casal
CRP 06/125071