
Você já sentiu o peso de carregar algo que, no fundo, nem era seu? Culpa, medo, cobranças… Fardos invisíveis que muitas vezes foram impostos por outras pessoas, pela sociedade ou até mesmo por padrões que você nunca escolheu seguir.
Sem perceber, você pode estar assumindo responsabilidades, expectativas e sentimentos que não pertencem a você. A culpa que não é sua, o medo que não veio de você, a pressão de ser quem os outros esperam que você seja. Tudo isso pesa, cansa e, pior, te impede de viver sua vida com leveza e autenticidade.
💭 Mas e se você pudesse soltar esses fardos?
Por que carregamos o que não é nosso?
Muitas vezes, isso acontece porque queremos agradar, evitar conflitos ou porque aprendemos, desde cedo, que “precisamos dar conta de tudo”. Mas até quando? Até quando você vai viver sobrecarregada por algo que nem deveria ser seu?
Se sua paz está sendo roubada por cobranças que não fazem sentido, talvez seja hora de se perguntar:
🔹 “O que estou carregando que não me pertence?”
🔹 “O que posso soltar para viver de forma mais leve?”
Você tem o direito de deixar para trás!
Soltar esses fardos não significa ser irresponsável ou não se importar com os outros. Significa reconhecer que o que não é seu, não precisa mais fazer parte de você.
A liberdade começa quando você escolhe carregar apenas o que é seu. Quando entende que pode se livrar do peso do que não te pertence e abrir espaço para viver de acordo com a sua própria verdade.
E você, já parou para refletir sobre isso? O que ainda está carregando que não precisa mais fazer parte da sua vida?
Se quiser apoio nesse processo, estou aqui para te ajudar a soltar esses pesos que não te pertencem 💛
Com carinho,
Karoline Peixoto
Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar e de Casal
CRP 06/125071